Pular para o conteúdo principal

Aprenda a fazer um currículo em 140 caracteres

Especialista aponta que criatividade dos candidatos nas redes sociais é essencial e página pessoal do currículo é aposta para esse tipo de divulgação

Desde que o Twitter virou um sucesso entre os brasileiros, outros costumes vieram à tona. Se no microblog divulga-se tudo num curto espaço, por que não divulgar também um currículo em 140 caracteres?

"A Internet muda hábitos e comportamentos de maneira rápida e expressiva. Portanto, quem procura emprego deve também se atualizar, e as redes sociais podem ser utilizadas como um complemento no processo de recolocação profissional", alerta Marcelo Abrileri, presidente da Curriculum.

Porém, este não deve ser o foco do processo de recolocação profissional, alerta o executivo. Os sites especializados nisso, como a Catho, Curriculum, dentre outros, continuam sendo a ferramenta mais adequada para a busca de uma colocação no mercado de trabalho, mas há maneiras de expandir estes horizontes. O Twitter ou outras plataformas de redes de relacionamentos podem ser ferramentas que auxiliam neste momento.

Alguns usuários na Curriculum adquiriram uma página exclusiva para exibir o currículo num domínio próprio, que é o Meu Currículo Online. Ele divulga as informações profissionais do usuário fora dos limites do site, como em redes de relacionamentos, microblogs ou qualquer outra plataforma online.

Uma vez com o domínio do seu currículo, o usuário pode encurtar este endereço em sites especializados para isso, como, por exemplo, o bit.ly, e fazer uma "chamada" para seu currículo no Twitter ou em outras redes sociais, e no final colocar este link que servirá para acessar o seu currículo completo.

Por exemplo: "Gerente de RH formado pela PUC, com grande experiência em empresa multinacional e inglês fluente busca recolocação http://bit.ly/ex_curric."

"Quem sabe alguns amigos não 'retuitam' este post e este currículo alcança lugares nunca antes imaginados, não é mesmo?", questiona Abrileri.

Segundo o especialista, uma atitude proativa, criativa, caprichosa e profissional em si já desperta interesse e demonstra a energia e o dinamismo deste candidato, o que o faz ganhar pontos.
"Disseminar o currículo é como semear, nunca se sabe onde esta semente cairá e em quais destes solos irá brotar, por isso, é importante que o currículo do candidato seja amplamente distribuído. A Internet permite isso de uma maneira única. Quanto mais for disseminado, maiores serão as chances de este profissional ser visto e recolocado".
 
Redação Administradores, www.administradores.com.br 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Novas regras para o seguro desemprego

A nova regra determina que o empregado que negar duas vezes a uma vaga de mercado ficará sem o seguro. Os trabalhadores que dependerem do seguro desemprego devem ficar atentos às novas regras do Governo Federal. Entre as novidades estão a suspensão do benefício para quem recusar a segunda oferta de emprego de trabalho. O Secretário de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos informa que a regra já entrou em vigor dês do dia 04/04/2011. Na prática, isso significa que o trabalhador, ao dar entrada no seguro desemprego, vai fazer um cadastro com o seu perfil profissional. Esses dados serão compartilhados automaticamente entre as empresas que estão com vagas em aberto, via internet. Caso seja detectado que há vaga que combine com o perfil do trabalhador, será feito o encaminhamento pelo Sine. Se a empresa entender que o perfil daquele profissional atende ao que está sendo pleiteado, o trabalhador poderá ser empregado. O desejo da criação da nova regra parte do pressuposto que todos os tr…

Como fazer um script eficaz para atendimento

Um script eficaz exige muito mais do seu autor do que apenas passar as informações que o cliente precisa saber sobre o produto. Mas, você sabe como construi um?

No mundo atual, prender a atenção de uma pessoa do outro lado da linha é uma missão cada vez mais difícil e para isso as empresas de contact center têm se preparado.

Aquele texto robotizado que parece ser proclamado por uma máquina, e que não está aberto a perguntas ou interrupções, ficou no passado. O diretor de clientes da empresa Atento Flávio Henrique Ribeiro diz que os roteiros das operações são feitos em conjunto com o cliente, buscando aperfeiçoar o atendimento. “A empresa se dedica a conhecer a fundo cada operação. Procuramos desenvolver linhas de argumentação para evitar a robotização no atendimento”, afirma Ribeiro.

Apesar desse engajamento entre empresa e cliente, o diretor ressalta que é necessário certificar-se de que o operador está no ambiente certo. Cada pessoa tem um perfil diferente e não há roteir…

As vantagens e desvantagens da Dinâmica de Grupo

Apesar de ser temida por alguns candidatos, especialista garante que técnica pode identificar características necessárias para a vaga.Em processos seletivos de diversas empresas, a fase que segue a seleção do currículo é a famosa Dinâmica de Grupo – para receio de muitos candidatos, que consideram essa a etapa mais difícil, principalmente para os mais tímidos e introspectivos. Porém, para o selecionador, as atividades em grupo solicitadas durante o processo, quando bem aplicadas, são capazes de mostrar características e habilidades que serão necessárias para determinada vaga.
As Dinâmicas de Grupo são muito usadas para seleção de estagiários ou trainees. Na seleção de cargos executivos e gerências, são raros os processos que incluem a entrevista em grupo. "O querem observar nesses processos é interação entre os candidatos. Os especialistas vão buscar sinais de liderança, capacidade de trabalho em equipe ou o contrário, tudo dependendo do perfil que a vaga em questão ex…