Pular para o conteúdo principal

Contact Centers: como testes e monitoramento podem tornar o trabalho dos agentes mais fácil

Contact Centers: como testes e monitoramento podem tornar o trabalho dos agentes mais fácilPublicado em 20/01/2011 por Valentín Valle
 
Em artigo exclusivo para o Portal Call Center Valentín Valle, diretor de desenvolvimento de negócios da Empirix para a América Latina, explica como facilitar o trabalho dos agentes de atendimento.

De acordo com um estudo realizado pela E-Consulting, em 2010, a expectativa é que o faturamento do setor de contact center no Brasil seja de aproximadamente R$ 26 bilhões, em comparação a R$ 23 bilhões no ano anterior. Acompanhando esse crescimento, a previsão é que o número de funcionários aumente de 1,33 milhão para 1,39 milhão de profissionais que trabalham nesse mercado fundamental para o sucesso dos negócios das empresas.

Frequentemente, o setor de contact center também representa a primeira oportunidade de emprego de muitos jovens, que estão iniciando suas carreiras.Uma prioridade  constante dos contact centers é descobrir uma forma de proporcionar tecnologias e ferramentas fáceis de usar, com informações úteis, e que realmente facilitem o trabalho dos agentes.

Além de aumentar a produtividade e aprimorar o atendimento ao cliente, a tecnologia pode melhorar o ambiente de trabalho dos agentes. Problemas de comunicação, falta de informações precisas e gargalos na tecnologia atrapalham a qualidade do serviço e podem gerar estresse - tanto para os agentes quanto para os clientes.Saber se a tecnologia empregada nos complexos contact centers atuais  funciona, é um grande desafio. É importante implementar um processo de monitoramento e de testes de ponta-a-ponta, para identificar possíveis problemas antes que os mesmos atinjam os agentes e, na sequência, os clientes.

Dessa forma, os contact centers também conseguem obter uma melhor compreensão sobre o comportamento dos agentes com a tecnologia e como lidam com as ferramentas, e podem analisar, principalmente, se elas atendem às necessidades do trabalho desses profissionais.  
Por exemplo, quando um agente recebe uma chamada e a tela complementar aparece com informações de cadastro erradas, a situação fica complicada para o agente e frustrante para o cliente. O cliente deve esperar mais tempo para que o agente receba as informações de contato corretas, ou até mesmo ser forçado a repetir seus dados – que já foram previamente digitados e/ou falados durante a mesma ligação.
A qualidade de voz é outra questão crucial em relação ao atendimento aos clientes. O desempenho abaixo da média dificulta para o agente conduzir uma conversa clara e objetiva, resultando em chamadas ininteligíveis, e frustrando o cliente e agente. No melhor cenário, o cliente vai repetir o que foi dito e, na pior das hipóteses, o cliente desligará a chamada e procurará outra empresa.  Testar e monitorar sistemas torna mais fácil a resolução rápida e proativa desse tipo de problema,  para que os agentes e clientes estejam mais aptos a atingir resoluções nas primeiras chamadas.
A melhor forma para entender como um contact center funciona é entender a experiência, tanto do cliente como a do agente. Para alcançar esse tipo de entendimento, a tecnologia envolvida necessita ser constantemente avaliada, testada e monitorada, para garantir que as necessidades da organização sejam atendidas e que haja uma contribuição verdadeira para a qualidade do atendimento ao cliente.

Comentários

  1. Este blog é uma representação exata de competências. Eu gosto da sua recomendação. Um grande conceito que reflete os pensamentos do escritor. Consultoria RH

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

eSocial - O que é?

O eSocial
O eSocial é dos componentes do Sistema Público de Escrituração Digital ( SPED) instituído por meio do Decreto nº 8.373/2014. Sua função principal é formalizar digitalmente as informações trabalhistas, previdenciárias e fiscais relativas a todos os empregados e empregadores, tanto da iniciativa privada quanto pública.
Todos os empregadores pessoa física ou jurídica, urbana ou rural, cooperativas, instituições sem fins lucrativos e administração publica municipal, estadual e federal, estão obrigados ao cumprimento das normas e prazos previstos para a entrega dos eventos do esocial.

Objetivos

Substituir de forma gradualvárias obrigações acessórias, na qual possibilitará a correta apuração dos tributos, contribuições e do FGTS;

Substituição das principais obrigações acessórias como: Sefip/Gfip, Grrf, Caged, Dirf, Rais, CAT, LTCAT, PPP e Livro de Registro de Empregados;

Reduzir a redundância de informações;

Garantir os direitos dos Trabalhadores;

Simplificar o cumprimento das obrigações p…

Está com dificuldade em organizar seu tempo? Veja aqui algumas dicas!

O tempo...
Não existe recurso mais valioso e escasso que o tempo. E também não há no mundo dinheiro que faça o tempo voltar.
Saber administrar o tempo é uma das ações mais importantes que o ser humano pode fazer para melhorar suas chances de sucesso no dia e nos negócios.
O mundo está cada vez mais corrido e agitado. A tecnologia nos deu o poder do imediatismo, estamos cada vez mais conectados, temos as informações que queremos e quando queremos na palma da nossa mão. Com a facilidade em obter informações, parece que o tempo está cada vez menor para realizarmos nossas tarefas diárias, 24 horas já não são o suficiente para um dia.
Mas o que fazer? Onde está o erro?
Sabemos que não é possível aumentar o dia para 25 horas ou mais e mesmo que fosse, não seria a solução. É preciso saber priorizar o que é urgente do que é importante, criar uma rotina, executar uma tarefa de cada vez e se organizar.
Que tal fazer uma gestão das tarefas e tempo utilizando a  tecnologia a seu favor?
Eu por diversas…