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Problemas no ambiente de trabalho? Saiba como é pertinente conversar com sua Gerência

Antes de chegar à ao seu superior, é necessário a valiar a situação. Qual o seu grau de insatisfação, porque está desmotivado? Será que o problema é empresarial ou pessoal? Esses sãos, de vários, pontos que devem ser analisandos antes de ter uma boa conversa com sua Gerência. A conversar precisa ser franca, colocar os pontos fracos e, melhor, espor sua opinião de como melhor tal siatuação e analisar o seu interior. Como você está?

Sentir-se insatisfeito, incomodado ou mesmo infeliz com algumas situações da empresa é comum, especialmente se o sentimento negativo se der por um determinado período de tempo.

Entretanto, algumas pessoas percebem que a insatisfação se prolonga, acabam se chateando demais com a situação e, às vezes, até perdendo a vontade de trabalhar, reduzindo a produtividade. Nestas horas, surge a dúvida: será pertinente conversar com o chefe?

Uma dica, antes de chegar à chefia, é necessário avaliar a situação e tentar resolver o problema.

“Ir à chefia é passar o problema para frente. O ideal é tentar resolver antes”.

Problemas

Dentre as causas de insatisfação mais comuns, estão as que envolvem problemas com colegas de trabalho, liderança ou descontentamento acerca das tarefas exercidas. No primeiro caso, antes de procurar a chefia, tente entender o que está acontecendo.

“Se o problema é com colegas de trabalho, procure avaliar e entender o que está acontecendo. Avalie as próprias ações e observe se a pessoa é ríspida com outros colegas. Se perceber que sim, é porque este é o jeito da pessoa. Caso contrário, procure o colega e tente esclarecer o assunto”.


Agora, se a insatisfação for com a chefia, é preciso avaliar a situação com muita atenção e carinho, pois a visão que irá prevalecer será sempre a do chefe. Por isso, o profissional deve observar se o sentimento é pessoal, de valores, ou se realmente envolve o lado profissional. Neste caso, é importante atentar sobre quais aspectos é possível melhorar.

Tarefas

Por fim, se o sentimento negativo for quanto às tarefas desenvolvidas, a especialista lembra que, quando uma pessoa entra em uma empresa, ela sabe o que irá fazer. Contudo, se a pessoa não gosta, a performance diminui e a frustração aumenta.

Por outro lado, não é prudente abordar o líder dizendo que não gosta do que faz. A melhor alternativa, é “sugerir novas atividades e desafios para si”, se mostrando aberto a novas possibilidades.

No geral, as pessoas têm receio de procurar a chefia. Entretanto, observa, “no momento em que a questão emocional influenciar demais no trabalho, é necessário que o profissional fale. Porém, sempre com argumentos sólidos sobre o assunto”.

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