Pular para o conteúdo principal

Amizade a toda prova

Os laços são importantes para a socialização. Uma pessoa ao lado dá mais alegria à vida.

Laila Magesk

"A vida é muito melhor quando temos amigos". A frase é da funcionária pública Vera Maria Lima, que dedica hoje, no Dia do Amigo, a sua eterna gratidão à amiga Grace Fraga. Vera não mora apenas no lado esquerdo do peito de Grace, mas também já conviveu debaixo do mesmo teto da amiga, que a acolheu de braços abertos no momento em que ela mais precisou.

Tudo começou quando Vera, com apenas de 17 anos, precisava de um lugar para morar na Capital. "Ela veio de Muqui morar na casa dos meus pais, mas como minha mãe voltou para o interior, Vera não tinha onde ficar. Nessa época eu já estava casada e ela foi morar na minha casa", conta Grace.

Foram cinco anos de convivência e, de tão próximas, Vera acabou se tornando a segunda mãe das filhas de Grace. Hoje, elas têm vinte anos de amizade. "Quando Vera morava comigo, eu me separei e ela me ajudou demais, principalmente, com as minhas filhas. Foi difícil, se eu não tivesse Vera por perto, seria bem pior. É bom ter alguém em casa para chorar", diz Grace.

Para Vera, as duas se tornaram irmãs. "É para ela que peço socorro (risos)! Graças à família da Grace que consegui crescer na vida. Hoje sou casada, tenho a minha casa, o meu trabalho. Nossa amizade continuou até hoje, me considero um pouco mãe das filhas dela", diz.

Essa amizade que foi capaz de dar outro sentido a vida dessas mulheres também é velha conhecida do jornalista Dalmes Binotte, 47 anos, e da escritora Chirlei Wandekoken, 44.

Eles são a prova de que existe, sim, amizade entre homem e mulher. Os dois se conheceram em 1989 e foram apresentados pelo marido de Chirlei. Em 2005, ao sofrer um acidente, Dalmes encontrou em Chirlei o apoio que precisava.

"Fraturei três vértebras da coluna cervical e fui obrigado a ficar três meses em casa com movimentos limitados, sem trabalhar e dependendo dos outros para tudo. E, quando eu menos esperava, ela foi me visitar e me levar uma palavra de consolo", lembra Binotte. A partir daí, esteve presente em todos os momentos que ele mais precisou. "Nos momentos mais difíceis, ela esteve ao meu lado. É uma amizade muito sincera, onde tem confiança".

Grace, Vera, Dalmes e Chirlei são alguns exemplos de como um amigo é capaz de tornar a vida bem mais interessante. Por isso, Chirlei não se cansa de dizer: "amigo, eu te amo".

O primeiro passo longe da família

Amigos são os nossos primeiros laços sociais fora da família. De acordo com a psicóloga Silvia Gomes de Mattos, essa relação é fundamental para o indivíduo aprender a se socializar e a dividir as emoções.

Ter amigo faz bem à saúde

Amigos são as pessoas que estão ao seu lado na alegria e na tristeza e que topam qualquer programa, só pelo prazer da sua companhia. Mas há mais vantagens em ter alguém em quem confiar.

Uma pesquisa da Universidade de Brigham Young, nos EUA, mostrou que a amizade faz bem à saúde. Ela pode aumentar em até 50% a taxa de sobrevivência de um indivíduo diante de adversidades à saúde física e mental. Não ter amigos, por outro lado, pode ser tão ruim quanto fumar 15 cigarros por dia ou ser alcoólatra, relata o site Vital.

Segundo a professora Claudia Barcellos Rezende, do Departamento de Ciências Sociais da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), isso acontece porque o ser humano precisa viver em grupo. A falta de amigos faz aflorar o sentimento de não pertencer a um grupo. "Isso diminui a autoestima e a capacidade de a pessoa perceber melhor a si mesma", afirma o psicólogo Waldemar Magaldi.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Novas regras para o seguro desemprego

A nova regra determina que o empregado que negar duas vezes a uma vaga de mercado ficará sem o seguro. Os trabalhadores que dependerem do seguro desemprego devem ficar atentos às novas regras do Governo Federal. Entre as novidades estão a suspensão do benefício para quem recusar a segunda oferta de emprego de trabalho. O Secretário de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos informa que a regra já entrou em vigor dês do dia 04/04/2011. Na prática, isso significa que o trabalhador, ao dar entrada no seguro desemprego, vai fazer um cadastro com o seu perfil profissional. Esses dados serão compartilhados automaticamente entre as empresas que estão com vagas em aberto, via internet. Caso seja detectado que há vaga que combine com o perfil do trabalhador, será feito o encaminhamento pelo Sine. Se a empresa entender que o perfil daquele profissional atende ao que está sendo pleiteado, o trabalhador poderá ser empregado. O desejo da criação da nova regra parte do pressuposto que todos os tr…

Como fazer um script eficaz para atendimento

Um script eficaz exige muito mais do seu autor do que apenas passar as informações que o cliente precisa saber sobre o produto. Mas, você sabe como construi um?

No mundo atual, prender a atenção de uma pessoa do outro lado da linha é uma missão cada vez mais difícil e para isso as empresas de contact center têm se preparado.

Aquele texto robotizado que parece ser proclamado por uma máquina, e que não está aberto a perguntas ou interrupções, ficou no passado. O diretor de clientes da empresa Atento Flávio Henrique Ribeiro diz que os roteiros das operações são feitos em conjunto com o cliente, buscando aperfeiçoar o atendimento. “A empresa se dedica a conhecer a fundo cada operação. Procuramos desenvolver linhas de argumentação para evitar a robotização no atendimento”, afirma Ribeiro.

Apesar desse engajamento entre empresa e cliente, o diretor ressalta que é necessário certificar-se de que o operador está no ambiente certo. Cada pessoa tem um perfil diferente e não há roteir…

As vantagens e desvantagens da Dinâmica de Grupo

Apesar de ser temida por alguns candidatos, especialista garante que técnica pode identificar características necessárias para a vaga.Em processos seletivos de diversas empresas, a fase que segue a seleção do currículo é a famosa Dinâmica de Grupo – para receio de muitos candidatos, que consideram essa a etapa mais difícil, principalmente para os mais tímidos e introspectivos. Porém, para o selecionador, as atividades em grupo solicitadas durante o processo, quando bem aplicadas, são capazes de mostrar características e habilidades que serão necessárias para determinada vaga.
As Dinâmicas de Grupo são muito usadas para seleção de estagiários ou trainees. Na seleção de cargos executivos e gerências, são raros os processos que incluem a entrevista em grupo. "O querem observar nesses processos é interação entre os candidatos. Os especialistas vão buscar sinais de liderança, capacidade de trabalho em equipe ou o contrário, tudo dependendo do perfil que a vaga em questão ex…