Pular para o conteúdo principal

Amizade a toda prova

Os laços são importantes para a socialização. Uma pessoa ao lado dá mais alegria à vida.

Laila Magesk

"A vida é muito melhor quando temos amigos". A frase é da funcionária pública Vera Maria Lima, que dedica hoje, no Dia do Amigo, a sua eterna gratidão à amiga Grace Fraga. Vera não mora apenas no lado esquerdo do peito de Grace, mas também já conviveu debaixo do mesmo teto da amiga, que a acolheu de braços abertos no momento em que ela mais precisou.

Tudo começou quando Vera, com apenas de 17 anos, precisava de um lugar para morar na Capital. "Ela veio de Muqui morar na casa dos meus pais, mas como minha mãe voltou para o interior, Vera não tinha onde ficar. Nessa época eu já estava casada e ela foi morar na minha casa", conta Grace.

Foram cinco anos de convivência e, de tão próximas, Vera acabou se tornando a segunda mãe das filhas de Grace. Hoje, elas têm vinte anos de amizade. "Quando Vera morava comigo, eu me separei e ela me ajudou demais, principalmente, com as minhas filhas. Foi difícil, se eu não tivesse Vera por perto, seria bem pior. É bom ter alguém em casa para chorar", diz Grace.

Para Vera, as duas se tornaram irmãs. "É para ela que peço socorro (risos)! Graças à família da Grace que consegui crescer na vida. Hoje sou casada, tenho a minha casa, o meu trabalho. Nossa amizade continuou até hoje, me considero um pouco mãe das filhas dela", diz.

Essa amizade que foi capaz de dar outro sentido a vida dessas mulheres também é velha conhecida do jornalista Dalmes Binotte, 47 anos, e da escritora Chirlei Wandekoken, 44.

Eles são a prova de que existe, sim, amizade entre homem e mulher. Os dois se conheceram em 1989 e foram apresentados pelo marido de Chirlei. Em 2005, ao sofrer um acidente, Dalmes encontrou em Chirlei o apoio que precisava.

"Fraturei três vértebras da coluna cervical e fui obrigado a ficar três meses em casa com movimentos limitados, sem trabalhar e dependendo dos outros para tudo. E, quando eu menos esperava, ela foi me visitar e me levar uma palavra de consolo", lembra Binotte. A partir daí, esteve presente em todos os momentos que ele mais precisou. "Nos momentos mais difíceis, ela esteve ao meu lado. É uma amizade muito sincera, onde tem confiança".

Grace, Vera, Dalmes e Chirlei são alguns exemplos de como um amigo é capaz de tornar a vida bem mais interessante. Por isso, Chirlei não se cansa de dizer: "amigo, eu te amo".

O primeiro passo longe da família

Amigos são os nossos primeiros laços sociais fora da família. De acordo com a psicóloga Silvia Gomes de Mattos, essa relação é fundamental para o indivíduo aprender a se socializar e a dividir as emoções.

Ter amigo faz bem à saúde

Amigos são as pessoas que estão ao seu lado na alegria e na tristeza e que topam qualquer programa, só pelo prazer da sua companhia. Mas há mais vantagens em ter alguém em quem confiar.

Uma pesquisa da Universidade de Brigham Young, nos EUA, mostrou que a amizade faz bem à saúde. Ela pode aumentar em até 50% a taxa de sobrevivência de um indivíduo diante de adversidades à saúde física e mental. Não ter amigos, por outro lado, pode ser tão ruim quanto fumar 15 cigarros por dia ou ser alcoólatra, relata o site Vital.

Segundo a professora Claudia Barcellos Rezende, do Departamento de Ciências Sociais da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), isso acontece porque o ser humano precisa viver em grupo. A falta de amigos faz aflorar o sentimento de não pertencer a um grupo. "Isso diminui a autoestima e a capacidade de a pessoa perceber melhor a si mesma", afirma o psicólogo Waldemar Magaldi.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

eSocial - O que é?

O eSocial
O eSocial é dos componentes do Sistema Público de Escrituração Digital ( SPED) instituído por meio do Decreto nº 8.373/2014. Sua função principal é formalizar digitalmente as informações trabalhistas, previdenciárias e fiscais relativas a todos os empregados e empregadores, tanto da iniciativa privada quanto pública.
Todos os empregadores pessoa física ou jurídica, urbana ou rural, cooperativas, instituições sem fins lucrativos e administração publica municipal, estadual e federal, estão obrigados ao cumprimento das normas e prazos previstos para a entrega dos eventos do esocial.

Objetivos

Substituir de forma gradualvárias obrigações acessórias, na qual possibilitará a correta apuração dos tributos, contribuições e do FGTS;

Substituição das principais obrigações acessórias como: Sefip/Gfip, Grrf, Caged, Dirf, Rais, CAT, LTCAT, PPP e Livro de Registro de Empregados;

Reduzir a redundância de informações;

Garantir os direitos dos Trabalhadores;

Simplificar o cumprimento das obrigações p…

Contact Centers: como testes e monitoramento podem tornar o trabalho dos agentes mais fácil

Publicado em 20/01/2011 por Valentín Valle Em artigo exclusivo para o Portal Call Center Valentín Valle, diretor de desenvolvimento de negócios da Empirix para a América Latina, explica como facilitar o trabalho dos agentes de atendimento.
De acordo com um estudo realizado pela E-Consulting, em 2010, a expectativa é que o faturamento do setor de contact center no Brasil seja de aproximadamente R$ 26 bilhões, em comparação a R$ 23 bilhões no ano anterior. Acompanhando esse crescimento, a previsão é que o número de funcionários aumente de 1,33 milhão para 1,39 milhão de profissionais que trabalham nesse mercado fundamental para o sucesso dos negócios das empresas.
Frequentemente, o setor de contact center também representa a primeira oportunidade de emprego de muitos jovens, que estão iniciando suas carreiras.Uma prioridade  constante dos contact centers é descobrir uma forma de proporcionar tecnologias e ferramentas fáceis de usar, com informações úteis, e que realmente facilitem o trabal…

Está com dificuldade em organizar seu tempo? Veja aqui algumas dicas!

O tempo...
Não existe recurso mais valioso e escasso que o tempo. E também não há no mundo dinheiro que faça o tempo voltar.
Saber administrar o tempo é uma das ações mais importantes que o ser humano pode fazer para melhorar suas chances de sucesso no dia e nos negócios.
O mundo está cada vez mais corrido e agitado. A tecnologia nos deu o poder do imediatismo, estamos cada vez mais conectados, temos as informações que queremos e quando queremos na palma da nossa mão. Com a facilidade em obter informações, parece que o tempo está cada vez menor para realizarmos nossas tarefas diárias, 24 horas já não são o suficiente para um dia.
Mas o que fazer? Onde está o erro?
Sabemos que não é possível aumentar o dia para 25 horas ou mais e mesmo que fosse, não seria a solução. É preciso saber priorizar o que é urgente do que é importante, criar uma rotina, executar uma tarefa de cada vez e se organizar.
Que tal fazer uma gestão das tarefas e tempo utilizando a  tecnologia a seu favor?
Eu por diversas…