Pular para o conteúdo principal

Administrando o Estresse para viver melhor


O estresse é como uma implosão pessoal que gera sofrimento e confusão.

Aprender a gerenciá-lo poderá ser uma forma de retomarmos o sentido da vida.

Na linguagem da Física e da Engenharia, estresse significa a força aplicada a uma matéria ou a deformação resultantes desta forma. Significa tensão, esforço ou sentir-se sobre pressão. Podemos utilizar este mesmo significado aplicado a matéria inerte, quando nos referimos a experiência humana.

"O estresse é aquilo que acelera o ritmo de envelhecimento pelos desgastes da vida cotidiana" - Hans Selvye

É o dano provocado no corpo em resposta à experiência.

Chamamos de "estressante" o evento que desencadeia o estresse. Eles podem ser diferentes para cada pessoa. Aquilo que provoca estresse numa pessoa pode ser um desafio bem vindo para outra.

Nós, seres humanos também sofremos tensões e pressões, porém, nós temos escolhas. As pessoas são muito diferentes, nas suas respostas diante das situações da vida.

Utilizar os recursos internos de calma, confiança, flexibilidade é o que sugere a Programação Neurolingüística (PNL).

A PNL nos ajuda a lidar com o estresse nos ensinando a desviar o foco do elemento estressante externo para a resposta interna. Tirando nossa atenção da pressão externa e colocando-a na nossa Força interna, podemos acessar os recursos adequados para assumir uma postura fortalecedora diante das circunstâncias.

O que nos causa estresse na vida não é o que nos acontece e sim como nós percebemos e interpretamos essas experiências.

Nós não temos como controlar os eventos externos, porém, podemos ter controle sobre a nossa maneira de interpretá-los. Quando sentimos que o evento está além de nossa capacidade, o corpo reage automaticamente, preparando-se para lutar ou fugir e é essa reação de estresse que provoca o dano.

Num evento estressante, experimentamos um desequilíbrio de nossas emoções. Modificamos toda nossa fisiologia e também os processos inconscientes do corpo, como: temperatura, freqüência de pulso, respiração, equilíbrio de água e pressão sanguínea.

"Para passar no vestibular, precisava de mais determinação. Precisaria de mais calma e auto confiança. Por que ansiedade tomou conta de mim resultando num branco que me impediu de lembrar as coisas que eu já sabia?" Desabafos assim são comuns quando não aprendemos a gerenciar as emoções.Isso é sinal de um mundo interno desorganizado. O foco de atenção na pressão externa e a falta de alinhamento pessoal, nos impede muitas vezes de atingirmos nossas metas.

Quanto mais flexível você for, mais poderá reagir adequadamente, permanecer no controle e, portanto, experimentar mais equilíbrio. Procure perceber como o estresse o afeta. Todos temos um ponto fraco.
Pressão alta, dor de cabeça, dor nas costas, fala de concentração, irritação, tensão nos ombros e pescoço são alguns sinais de estresse.

Tomar consciência de como você cria o estresse em sua vida é uma forma de gerenciá-lo e evitá-lo. Pergunte-se: O quanto de estresse existe agora em minha vida? De onde ele vem?

Procure separar o estresse de você. Evite dizer "sou estressado" reconheça apenas que você está experimentando um estresse em relação a determinada situação. Isso ajuda você a lidar com ele.
Lembre-se você é maior do que seus pensamentos e do que suas emoções. Você é maior do que qualquer estresse. Você é muito maior do que qualquer ideia que você tenha a seu respeito. Busque a resposta dentro de você, conecte-se com sua força interna, confie na sua competência e reforce sua crença no seu merecimento.

Respeite o seu corpo, tire alguns minutos por dia e respire profundamente, na sua paz interior.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Novas regras para o seguro desemprego

A nova regra determina que o empregado que negar duas vezes a uma vaga de mercado ficará sem o seguro. Os trabalhadores que dependerem do seguro desemprego devem ficar atentos às novas regras do Governo Federal. Entre as novidades estão a suspensão do benefício para quem recusar a segunda oferta de emprego de trabalho. O Secretário de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos informa que a regra já entrou em vigor dês do dia 04/04/2011. Na prática, isso significa que o trabalhador, ao dar entrada no seguro desemprego, vai fazer um cadastro com o seu perfil profissional. Esses dados serão compartilhados automaticamente entre as empresas que estão com vagas em aberto, via internet. Caso seja detectado que há vaga que combine com o perfil do trabalhador, será feito o encaminhamento pelo Sine. Se a empresa entender que o perfil daquele profissional atende ao que está sendo pleiteado, o trabalhador poderá ser empregado. O desejo da criação da nova regra parte do pressuposto que todos os tr…

Como fazer um script eficaz para atendimento

Um script eficaz exige muito mais do seu autor do que apenas passar as informações que o cliente precisa saber sobre o produto. Mas, você sabe como construi um?

No mundo atual, prender a atenção de uma pessoa do outro lado da linha é uma missão cada vez mais difícil e para isso as empresas de contact center têm se preparado.

Aquele texto robotizado que parece ser proclamado por uma máquina, e que não está aberto a perguntas ou interrupções, ficou no passado. O diretor de clientes da empresa Atento Flávio Henrique Ribeiro diz que os roteiros das operações são feitos em conjunto com o cliente, buscando aperfeiçoar o atendimento. “A empresa se dedica a conhecer a fundo cada operação. Procuramos desenvolver linhas de argumentação para evitar a robotização no atendimento”, afirma Ribeiro.

Apesar desse engajamento entre empresa e cliente, o diretor ressalta que é necessário certificar-se de que o operador está no ambiente certo. Cada pessoa tem um perfil diferente e não há roteir…

As vantagens e desvantagens da Dinâmica de Grupo

Apesar de ser temida por alguns candidatos, especialista garante que técnica pode identificar características necessárias para a vaga.Em processos seletivos de diversas empresas, a fase que segue a seleção do currículo é a famosa Dinâmica de Grupo – para receio de muitos candidatos, que consideram essa a etapa mais difícil, principalmente para os mais tímidos e introspectivos. Porém, para o selecionador, as atividades em grupo solicitadas durante o processo, quando bem aplicadas, são capazes de mostrar características e habilidades que serão necessárias para determinada vaga.
As Dinâmicas de Grupo são muito usadas para seleção de estagiários ou trainees. Na seleção de cargos executivos e gerências, são raros os processos que incluem a entrevista em grupo. "O querem observar nesses processos é interação entre os candidatos. Os especialistas vão buscar sinais de liderança, capacidade de trabalho em equipe ou o contrário, tudo dependendo do perfil que a vaga em questão ex…