Pular para o conteúdo principal

Administrando o Estresse para viver melhor


O estresse é como uma implosão pessoal que gera sofrimento e confusão.

Aprender a gerenciá-lo poderá ser uma forma de retomarmos o sentido da vida.

Na linguagem da Física e da Engenharia, estresse significa a força aplicada a uma matéria ou a deformação resultantes desta forma. Significa tensão, esforço ou sentir-se sobre pressão. Podemos utilizar este mesmo significado aplicado a matéria inerte, quando nos referimos a experiência humana.

"O estresse é aquilo que acelera o ritmo de envelhecimento pelos desgastes da vida cotidiana" - Hans Selvye

É o dano provocado no corpo em resposta à experiência.

Chamamos de "estressante" o evento que desencadeia o estresse. Eles podem ser diferentes para cada pessoa. Aquilo que provoca estresse numa pessoa pode ser um desafio bem vindo para outra.

Nós, seres humanos também sofremos tensões e pressões, porém, nós temos escolhas. As pessoas são muito diferentes, nas suas respostas diante das situações da vida.

Utilizar os recursos internos de calma, confiança, flexibilidade é o que sugere a Programação Neurolingüística (PNL).

A PNL nos ajuda a lidar com o estresse nos ensinando a desviar o foco do elemento estressante externo para a resposta interna. Tirando nossa atenção da pressão externa e colocando-a na nossa Força interna, podemos acessar os recursos adequados para assumir uma postura fortalecedora diante das circunstâncias.

O que nos causa estresse na vida não é o que nos acontece e sim como nós percebemos e interpretamos essas experiências.

Nós não temos como controlar os eventos externos, porém, podemos ter controle sobre a nossa maneira de interpretá-los. Quando sentimos que o evento está além de nossa capacidade, o corpo reage automaticamente, preparando-se para lutar ou fugir e é essa reação de estresse que provoca o dano.

Num evento estressante, experimentamos um desequilíbrio de nossas emoções. Modificamos toda nossa fisiologia e também os processos inconscientes do corpo, como: temperatura, freqüência de pulso, respiração, equilíbrio de água e pressão sanguínea.

"Para passar no vestibular, precisava de mais determinação. Precisaria de mais calma e auto confiança. Por que ansiedade tomou conta de mim resultando num branco que me impediu de lembrar as coisas que eu já sabia?" Desabafos assim são comuns quando não aprendemos a gerenciar as emoções.Isso é sinal de um mundo interno desorganizado. O foco de atenção na pressão externa e a falta de alinhamento pessoal, nos impede muitas vezes de atingirmos nossas metas.

Quanto mais flexível você for, mais poderá reagir adequadamente, permanecer no controle e, portanto, experimentar mais equilíbrio. Procure perceber como o estresse o afeta. Todos temos um ponto fraco.
Pressão alta, dor de cabeça, dor nas costas, fala de concentração, irritação, tensão nos ombros e pescoço são alguns sinais de estresse.

Tomar consciência de como você cria o estresse em sua vida é uma forma de gerenciá-lo e evitá-lo. Pergunte-se: O quanto de estresse existe agora em minha vida? De onde ele vem?

Procure separar o estresse de você. Evite dizer "sou estressado" reconheça apenas que você está experimentando um estresse em relação a determinada situação. Isso ajuda você a lidar com ele.
Lembre-se você é maior do que seus pensamentos e do que suas emoções. Você é maior do que qualquer estresse. Você é muito maior do que qualquer ideia que você tenha a seu respeito. Busque a resposta dentro de você, conecte-se com sua força interna, confie na sua competência e reforce sua crença no seu merecimento.

Respeite o seu corpo, tire alguns minutos por dia e respire profundamente, na sua paz interior.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

eSocial - O que é?

O eSocial
O eSocial é dos componentes do Sistema Público de Escrituração Digital ( SPED) instituído por meio do Decreto nº 8.373/2014. Sua função principal é formalizar digitalmente as informações trabalhistas, previdenciárias e fiscais relativas a todos os empregados e empregadores, tanto da iniciativa privada quanto pública.
Todos os empregadores pessoa física ou jurídica, urbana ou rural, cooperativas, instituições sem fins lucrativos e administração publica municipal, estadual e federal, estão obrigados ao cumprimento das normas e prazos previstos para a entrega dos eventos do esocial.

Objetivos

Substituir de forma gradualvárias obrigações acessórias, na qual possibilitará a correta apuração dos tributos, contribuições e do FGTS;

Substituição das principais obrigações acessórias como: Sefip/Gfip, Grrf, Caged, Dirf, Rais, CAT, LTCAT, PPP e Livro de Registro de Empregados;

Reduzir a redundância de informações;

Garantir os direitos dos Trabalhadores;

Simplificar o cumprimento das obrigações p…

Contact Centers: como testes e monitoramento podem tornar o trabalho dos agentes mais fácil

Publicado em 20/01/2011 por Valentín Valle Em artigo exclusivo para o Portal Call Center Valentín Valle, diretor de desenvolvimento de negócios da Empirix para a América Latina, explica como facilitar o trabalho dos agentes de atendimento.
De acordo com um estudo realizado pela E-Consulting, em 2010, a expectativa é que o faturamento do setor de contact center no Brasil seja de aproximadamente R$ 26 bilhões, em comparação a R$ 23 bilhões no ano anterior. Acompanhando esse crescimento, a previsão é que o número de funcionários aumente de 1,33 milhão para 1,39 milhão de profissionais que trabalham nesse mercado fundamental para o sucesso dos negócios das empresas.
Frequentemente, o setor de contact center também representa a primeira oportunidade de emprego de muitos jovens, que estão iniciando suas carreiras.Uma prioridade  constante dos contact centers é descobrir uma forma de proporcionar tecnologias e ferramentas fáceis de usar, com informações úteis, e que realmente facilitem o trabal…

Está com dificuldade em organizar seu tempo? Veja aqui algumas dicas!

O tempo...
Não existe recurso mais valioso e escasso que o tempo. E também não há no mundo dinheiro que faça o tempo voltar.
Saber administrar o tempo é uma das ações mais importantes que o ser humano pode fazer para melhorar suas chances de sucesso no dia e nos negócios.
O mundo está cada vez mais corrido e agitado. A tecnologia nos deu o poder do imediatismo, estamos cada vez mais conectados, temos as informações que queremos e quando queremos na palma da nossa mão. Com a facilidade em obter informações, parece que o tempo está cada vez menor para realizarmos nossas tarefas diárias, 24 horas já não são o suficiente para um dia.
Mas o que fazer? Onde está o erro?
Sabemos que não é possível aumentar o dia para 25 horas ou mais e mesmo que fosse, não seria a solução. É preciso saber priorizar o que é urgente do que é importante, criar uma rotina, executar uma tarefa de cada vez e se organizar.
Que tal fazer uma gestão das tarefas e tempo utilizando a  tecnologia a seu favor?
Eu por diversas…