Pular para o conteúdo principal

O que você pode fazer em 5 minutos para ter qualidade de vida no trabalho

Com o processo de globalização, o volume e a intensidade das exigências têm atingido cada vez mais o colaborador. O ritmo frenético ditado por este mundo interligado impõe, diariamente, novos desafios para todos. Tais transformações aumentam consideravelmente a carga de trabalho nas empresas que, por sua vez, exigem cada vez mais empenho de seus funcionários.
 Num cenário como este, reforçado por um preocupante quadro de desemprego, fica comum encontrarmos pessoas que deixam a qualidade de vida em segundo plano para se dedicarem mais à profissão. Quantos de nós toleramos desvios de coluna, dores de cabeça, dores em articulações, vista cansada, insônia, dores lombares, excesso de sono, sobrepeso e outros desconfortos diários?
Quantos de nós, em razão de excesso de trabalho, colocamos nossa família, nossos interesses, o lazer, em segundo plano, acarretando com o tempo, a ausência de qualidade de vida pessoal, social e familiar?
Mudar é necessário, saudável e urgente. Esta expressão tem forte relação com o nosso ambiente de trabalho. Muitas vezes, em função do excesso de atividades que temos que desenvolver no ambiente de trabalho, as inúmeras reuniões, o excesso de "toques" no computador, a má-postura, a corrida para nos alimentarmos em apenas 15 minutos, sem falar nas "pressões" do chefe, do cliente, entre tantas outras coisas, nos levam a perder a tão famosa qualidade de vida, que tanto almejamos.
 Quem é que nunca parou, principalmente no ambiente de trabalho, e não se fez a pergunta: O que posso fazer em 5 minutos para ter qualidade de vida?
Sabemos que a resposta para isso, vem de um processo diário e freqüente, onde nossas atitudes dirão tudo.
Saber equilibrar o lado pessoal e o profissional é importantíssimo, uma vez que nos leva a enxergar a vida de forma mais prazerosa e saudável.
Entendemos que existe algumas pequenas dicas, que podem ser feitas em 5 minutos e nos levam a aliviar o estresse diário, principalmente aquele tão comum no ambiente de trabalho.
  • Pare, faça uma pausa.
  • Respire fundo, e solte o ar devagarzinho.
  • Fique em pé, se movimente um pouco.
  • Se for possível, vá até ao banheiro, lave o rosto e molhe a nuca.
  • Ingira líquidos. A hidratação é muito importante!
  • Se espreguice. Faça movimentos com a perna e braços, levando a articular o sangue.
  • Neste calor, não esqueça de se hidratar e coloque vestimentas leves.
  • Se tiver uma bolinha anti-estresse, faça movimentos com as mãos e com os pés.
Porém, entendemos que existem outras dicas que nos ajudam a aliviar o estresse diário.
No ambiente de trabalho:
  • Planeje
  • Seja organizado
  • Compartilhe
  • Coloque limites
  • Trabalhe em equipe
  • Delegue tarefas
  • Estabeleça metas
  • Saiba lidar com diferenças
Em relação ao aspecto pessoal existem também outras dicas que favorecem a redução do estresse, levando a grande ganho pessoal.
Torna-se extremamente importante, estarmos abertos a mudanças, tantas quanto precisar.
Comece a dedicar algum tempo do dia a si próprio. A mudança pode ser gradativa e cotidiana. Se ao invés de levantar correndo a pessoa passar a se espreguiçar antes de pular da cama, já estressada, vai se sentir melhor. Se passar a dormir mais e dedicar mais tempo a alguma atividade que lhe dê prazer, com certeza constatará que estará rendendo mais no final do dia.
Assim, o tempo passará a ser um amigo, ao contrário do que acontece hoje. Felizmente, o empresariado já está se conscientizando de que um funcionário menos sobrecarregado é mais produtivo e poderá ficar mais anos na empresa, ao invés de produzir muito em apenas um curto período, pois doente ele não rende nada e ainda traz prejuízos para a empresa e a própria família.
MUDAR DE ATITUDE, HOJE É NECESSÁRIO, SAUDÁVEL E URGENTE!                                            

Cecilia Cibella Shibuya
Diretora da PRÁTICA Consultoria Empresarial Ltda.
Vice-Presidente de Eventos e Relações Institucionais da ABQV

Fonte: http://www.abrhes.com.br/artigos/interno/?id=1

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Novas regras para o seguro desemprego

A nova regra determina que o empregado que negar duas vezes a uma vaga de mercado ficará sem o seguro. Os trabalhadores que dependerem do seguro desemprego devem ficar atentos às novas regras do Governo Federal. Entre as novidades estão a suspensão do benefício para quem recusar a segunda oferta de emprego de trabalho. O Secretário de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos informa que a regra já entrou em vigor dês do dia 04/04/2011. Na prática, isso significa que o trabalhador, ao dar entrada no seguro desemprego, vai fazer um cadastro com o seu perfil profissional. Esses dados serão compartilhados automaticamente entre as empresas que estão com vagas em aberto, via internet. Caso seja detectado que há vaga que combine com o perfil do trabalhador, será feito o encaminhamento pelo Sine. Se a empresa entender que o perfil daquele profissional atende ao que está sendo pleiteado, o trabalhador poderá ser empregado. O desejo da criação da nova regra parte do pressuposto que todos os tr…

Como fazer um script eficaz para atendimento

Um script eficaz exige muito mais do seu autor do que apenas passar as informações que o cliente precisa saber sobre o produto. Mas, você sabe como construi um?

No mundo atual, prender a atenção de uma pessoa do outro lado da linha é uma missão cada vez mais difícil e para isso as empresas de contact center têm se preparado.

Aquele texto robotizado que parece ser proclamado por uma máquina, e que não está aberto a perguntas ou interrupções, ficou no passado. O diretor de clientes da empresa Atento Flávio Henrique Ribeiro diz que os roteiros das operações são feitos em conjunto com o cliente, buscando aperfeiçoar o atendimento. “A empresa se dedica a conhecer a fundo cada operação. Procuramos desenvolver linhas de argumentação para evitar a robotização no atendimento”, afirma Ribeiro.

Apesar desse engajamento entre empresa e cliente, o diretor ressalta que é necessário certificar-se de que o operador está no ambiente certo. Cada pessoa tem um perfil diferente e não há roteir…

As vantagens e desvantagens da Dinâmica de Grupo

Apesar de ser temida por alguns candidatos, especialista garante que técnica pode identificar características necessárias para a vaga.Em processos seletivos de diversas empresas, a fase que segue a seleção do currículo é a famosa Dinâmica de Grupo – para receio de muitos candidatos, que consideram essa a etapa mais difícil, principalmente para os mais tímidos e introspectivos. Porém, para o selecionador, as atividades em grupo solicitadas durante o processo, quando bem aplicadas, são capazes de mostrar características e habilidades que serão necessárias para determinada vaga.
As Dinâmicas de Grupo são muito usadas para seleção de estagiários ou trainees. Na seleção de cargos executivos e gerências, são raros os processos que incluem a entrevista em grupo. "O querem observar nesses processos é interação entre os candidatos. Os especialistas vão buscar sinais de liderança, capacidade de trabalho em equipe ou o contrário, tudo dependendo do perfil que a vaga em questão ex…