Pular para o conteúdo principal

O que você pode fazer em 5 minutos para ter qualidade de vida no trabalho

Com o processo de globalização, o volume e a intensidade das exigências têm atingido cada vez mais o colaborador. O ritmo frenético ditado por este mundo interligado impõe, diariamente, novos desafios para todos. Tais transformações aumentam consideravelmente a carga de trabalho nas empresas que, por sua vez, exigem cada vez mais empenho de seus funcionários.
 Num cenário como este, reforçado por um preocupante quadro de desemprego, fica comum encontrarmos pessoas que deixam a qualidade de vida em segundo plano para se dedicarem mais à profissão. Quantos de nós toleramos desvios de coluna, dores de cabeça, dores em articulações, vista cansada, insônia, dores lombares, excesso de sono, sobrepeso e outros desconfortos diários?
Quantos de nós, em razão de excesso de trabalho, colocamos nossa família, nossos interesses, o lazer, em segundo plano, acarretando com o tempo, a ausência de qualidade de vida pessoal, social e familiar?
Mudar é necessário, saudável e urgente. Esta expressão tem forte relação com o nosso ambiente de trabalho. Muitas vezes, em função do excesso de atividades que temos que desenvolver no ambiente de trabalho, as inúmeras reuniões, o excesso de "toques" no computador, a má-postura, a corrida para nos alimentarmos em apenas 15 minutos, sem falar nas "pressões" do chefe, do cliente, entre tantas outras coisas, nos levam a perder a tão famosa qualidade de vida, que tanto almejamos.
 Quem é que nunca parou, principalmente no ambiente de trabalho, e não se fez a pergunta: O que posso fazer em 5 minutos para ter qualidade de vida?
Sabemos que a resposta para isso, vem de um processo diário e freqüente, onde nossas atitudes dirão tudo.
Saber equilibrar o lado pessoal e o profissional é importantíssimo, uma vez que nos leva a enxergar a vida de forma mais prazerosa e saudável.
Entendemos que existe algumas pequenas dicas, que podem ser feitas em 5 minutos e nos levam a aliviar o estresse diário, principalmente aquele tão comum no ambiente de trabalho.
  • Pare, faça uma pausa.
  • Respire fundo, e solte o ar devagarzinho.
  • Fique em pé, se movimente um pouco.
  • Se for possível, vá até ao banheiro, lave o rosto e molhe a nuca.
  • Ingira líquidos. A hidratação é muito importante!
  • Se espreguice. Faça movimentos com a perna e braços, levando a articular o sangue.
  • Neste calor, não esqueça de se hidratar e coloque vestimentas leves.
  • Se tiver uma bolinha anti-estresse, faça movimentos com as mãos e com os pés.
Porém, entendemos que existem outras dicas que nos ajudam a aliviar o estresse diário.
No ambiente de trabalho:
  • Planeje
  • Seja organizado
  • Compartilhe
  • Coloque limites
  • Trabalhe em equipe
  • Delegue tarefas
  • Estabeleça metas
  • Saiba lidar com diferenças
Em relação ao aspecto pessoal existem também outras dicas que favorecem a redução do estresse, levando a grande ganho pessoal.
Torna-se extremamente importante, estarmos abertos a mudanças, tantas quanto precisar.
Comece a dedicar algum tempo do dia a si próprio. A mudança pode ser gradativa e cotidiana. Se ao invés de levantar correndo a pessoa passar a se espreguiçar antes de pular da cama, já estressada, vai se sentir melhor. Se passar a dormir mais e dedicar mais tempo a alguma atividade que lhe dê prazer, com certeza constatará que estará rendendo mais no final do dia.
Assim, o tempo passará a ser um amigo, ao contrário do que acontece hoje. Felizmente, o empresariado já está se conscientizando de que um funcionário menos sobrecarregado é mais produtivo e poderá ficar mais anos na empresa, ao invés de produzir muito em apenas um curto período, pois doente ele não rende nada e ainda traz prejuízos para a empresa e a própria família.
MUDAR DE ATITUDE, HOJE É NECESSÁRIO, SAUDÁVEL E URGENTE!                                            

Cecilia Cibella Shibuya
Diretora da PRÁTICA Consultoria Empresarial Ltda.
Vice-Presidente de Eventos e Relações Institucionais da ABQV

Fonte: http://www.abrhes.com.br/artigos/interno/?id=1

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

eSocial - O que é?

O eSocial
O eSocial é dos componentes do Sistema Público de Escrituração Digital ( SPED) instituído por meio do Decreto nº 8.373/2014. Sua função principal é formalizar digitalmente as informações trabalhistas, previdenciárias e fiscais relativas a todos os empregados e empregadores, tanto da iniciativa privada quanto pública.
Todos os empregadores pessoa física ou jurídica, urbana ou rural, cooperativas, instituições sem fins lucrativos e administração publica municipal, estadual e federal, estão obrigados ao cumprimento das normas e prazos previstos para a entrega dos eventos do esocial.

Objetivos

Substituir de forma gradualvárias obrigações acessórias, na qual possibilitará a correta apuração dos tributos, contribuições e do FGTS;

Substituição das principais obrigações acessórias como: Sefip/Gfip, Grrf, Caged, Dirf, Rais, CAT, LTCAT, PPP e Livro de Registro de Empregados;

Reduzir a redundância de informações;

Garantir os direitos dos Trabalhadores;

Simplificar o cumprimento das obrigações p…

Contact Centers: como testes e monitoramento podem tornar o trabalho dos agentes mais fácil

Publicado em 20/01/2011 por Valentín Valle Em artigo exclusivo para o Portal Call Center Valentín Valle, diretor de desenvolvimento de negócios da Empirix para a América Latina, explica como facilitar o trabalho dos agentes de atendimento.
De acordo com um estudo realizado pela E-Consulting, em 2010, a expectativa é que o faturamento do setor de contact center no Brasil seja de aproximadamente R$ 26 bilhões, em comparação a R$ 23 bilhões no ano anterior. Acompanhando esse crescimento, a previsão é que o número de funcionários aumente de 1,33 milhão para 1,39 milhão de profissionais que trabalham nesse mercado fundamental para o sucesso dos negócios das empresas.
Frequentemente, o setor de contact center também representa a primeira oportunidade de emprego de muitos jovens, que estão iniciando suas carreiras.Uma prioridade  constante dos contact centers é descobrir uma forma de proporcionar tecnologias e ferramentas fáceis de usar, com informações úteis, e que realmente facilitem o trabal…

Está com dificuldade em organizar seu tempo? Veja aqui algumas dicas!

O tempo...
Não existe recurso mais valioso e escasso que o tempo. E também não há no mundo dinheiro que faça o tempo voltar.
Saber administrar o tempo é uma das ações mais importantes que o ser humano pode fazer para melhorar suas chances de sucesso no dia e nos negócios.
O mundo está cada vez mais corrido e agitado. A tecnologia nos deu o poder do imediatismo, estamos cada vez mais conectados, temos as informações que queremos e quando queremos na palma da nossa mão. Com a facilidade em obter informações, parece que o tempo está cada vez menor para realizarmos nossas tarefas diárias, 24 horas já não são o suficiente para um dia.
Mas o que fazer? Onde está o erro?
Sabemos que não é possível aumentar o dia para 25 horas ou mais e mesmo que fosse, não seria a solução. É preciso saber priorizar o que é urgente do que é importante, criar uma rotina, executar uma tarefa de cada vez e se organizar.
Que tal fazer uma gestão das tarefas e tempo utilizando a  tecnologia a seu favor?
Eu por diversas…