Pular para o conteúdo principal

Delegar é preciso

 Por: Damaris Alfredo Silva de Oliveira
 
Estamos vivendo a Era da Multifuncionalidade. Hoje qualquer pessoa tem um grande número de atividades para executar em uma empresa. As responsabilidades de quem possui cargo de gestão aumentam a cada dia e com isso, muitas vezes, fica difícil cuidar do que é mais importante para um líder: o desenvolvimento das pessoas.

Para conseguir executar as muitas responsabilidades e ainda cuidar das pessoas, o gestor deve delegar algumas de suas responsabilidades.

Delegar é o ato de transferir para outro a autoridade e a responsabilidade para a execução de uma tarefa que é de responsabilidade final do gestor. Delegar é uma palavra muito usada, mas pouco entendida na amplitude de seu significado. Delegar é uma arte e exige investimento, paciência e percepção do outro e de si. Para se delegar com propriedade precisamos saber precisamente o resultado que esperamos e garantir que a pessoa a quem o serviço está sendo delegado tem o mesmo entendimento sobre o resultado que você espera. É também imprescindível que se acompanhe o processo, a fim de que de avaliar se a tarefa está sendo feita ou não, dando feedback sobre os resultados obtidos.

O que presenciamos no mundo organizacional é a delargação de atividades. Vemos hoje gestores que ao estarem sobrecarregados "largam" suas responsabilidades aos colaboradores sem verificar se esses são capacitados para executar tais ações. Informam apenas o que deve ser feito e, no entanto, não ensinam como e para quando necessitam da atividade. No momento em que o colaborador não entrega o que lhe foi solicitado, o gestor começa a duvidar da capacidade profissional do funcionário e dessa forma, passará a acreditar que um colaborador a mais "não traz resultados".

Para que isso não aconteça, ao delegar você deve:
- Verificar se a pessoa que receberá a nova atribuição está apta a executar.
- Treinar o colaborador e verificar se o treinamento foi suficiente. Para isso acompanhe o processo.
- Fornecer feedback constantemente sobre os resultados obtidos.
- Garantir a clareza na comunicação durante o processo de delegação. Por isso, comunique o que deve ser feito, como deve ser feito e quando deve ser feito.

Ao delegar o gestor deve abrir mão do êxito pessoal em função do sucesso do grupo, abrir mão de poder, assumir riscos, aceitar e corrigir os erros. Quem recebeu a atividade deve estar consciente de que a responsabilidade pela execução passou a ser dele. Desta forma o líder deve envolver, motivar e mostrar os ganhos que esse colaborar terá com esse novo aprendizado.

Há uma premissa na Administração de empresas que se diz que só devemos "terceirizar o que não é o negócio da empresa". Essa premissa aplica-se ao líder que só deve delegar apenas as atividades que não impactam em sua atividade fim, por exemplo: a liderança deve delegar a elaboração de uma planilha e não a gestão de sua equipe.

Para saber o que delegar e o que não delegar, faça uma lista das atividades diárias que você executa e que lhe trazem grandes resultados para sua atividade profissional. E ainda elabore uma lista das atividades que são urgentes, mas que possuem pouca influência para a realização do seu trabalho. Após a lista, faça uma análise do que pode ser delegado. Atente-se para não ficar preso em atividades que lhe dão prazer na execução, porém poucos resultados profissionais. O líder deve ter foco sempre naquilo que é importante, no que traz êxito para a organização e ainda deve obter satisfação em fazer os outros realizarem e não em executar diretamente. O gestor deve ter tempo para a execução de atividades mais importantes.

Delegar é uma forma de liderar pessoas para que elas assumam a autoridade e a responsabilidade de tomar decisões e, geralmente, isso resulta em mais comprometimento, cooperação, surgimento de ideias, melhores soluções e maior responsabilidade pessoal. Delegar ainda é treinar colaboradores, motivar a equipe e aumentar o grau de iniciativa dos funcionários desenvolvendo novas aptidões. Então se quer obter mais resultados de sua equipe, saiba que delegar é preciso!

Pense nisso e rumo ao sucesso!
 
Fonte: RH.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

eSocial - O que é?

O eSocial
O eSocial é dos componentes do Sistema Público de Escrituração Digital ( SPED) instituído por meio do Decreto nº 8.373/2014. Sua função principal é formalizar digitalmente as informações trabalhistas, previdenciárias e fiscais relativas a todos os empregados e empregadores, tanto da iniciativa privada quanto pública.
Todos os empregadores pessoa física ou jurídica, urbana ou rural, cooperativas, instituições sem fins lucrativos e administração publica municipal, estadual e federal, estão obrigados ao cumprimento das normas e prazos previstos para a entrega dos eventos do esocial.

Objetivos

Substituir de forma gradualvárias obrigações acessórias, na qual possibilitará a correta apuração dos tributos, contribuições e do FGTS;

Substituição das principais obrigações acessórias como: Sefip/Gfip, Grrf, Caged, Dirf, Rais, CAT, LTCAT, PPP e Livro de Registro de Empregados;

Reduzir a redundância de informações;

Garantir os direitos dos Trabalhadores;

Simplificar o cumprimento das obrigações p…

Contact Centers: como testes e monitoramento podem tornar o trabalho dos agentes mais fácil

Publicado em 20/01/2011 por Valentín Valle Em artigo exclusivo para o Portal Call Center Valentín Valle, diretor de desenvolvimento de negócios da Empirix para a América Latina, explica como facilitar o trabalho dos agentes de atendimento.
De acordo com um estudo realizado pela E-Consulting, em 2010, a expectativa é que o faturamento do setor de contact center no Brasil seja de aproximadamente R$ 26 bilhões, em comparação a R$ 23 bilhões no ano anterior. Acompanhando esse crescimento, a previsão é que o número de funcionários aumente de 1,33 milhão para 1,39 milhão de profissionais que trabalham nesse mercado fundamental para o sucesso dos negócios das empresas.
Frequentemente, o setor de contact center também representa a primeira oportunidade de emprego de muitos jovens, que estão iniciando suas carreiras.Uma prioridade  constante dos contact centers é descobrir uma forma de proporcionar tecnologias e ferramentas fáceis de usar, com informações úteis, e que realmente facilitem o trabal…

Está com dificuldade em organizar seu tempo? Veja aqui algumas dicas!

O tempo...
Não existe recurso mais valioso e escasso que o tempo. E também não há no mundo dinheiro que faça o tempo voltar.
Saber administrar o tempo é uma das ações mais importantes que o ser humano pode fazer para melhorar suas chances de sucesso no dia e nos negócios.
O mundo está cada vez mais corrido e agitado. A tecnologia nos deu o poder do imediatismo, estamos cada vez mais conectados, temos as informações que queremos e quando queremos na palma da nossa mão. Com a facilidade em obter informações, parece que o tempo está cada vez menor para realizarmos nossas tarefas diárias, 24 horas já não são o suficiente para um dia.
Mas o que fazer? Onde está o erro?
Sabemos que não é possível aumentar o dia para 25 horas ou mais e mesmo que fosse, não seria a solução. É preciso saber priorizar o que é urgente do que é importante, criar uma rotina, executar uma tarefa de cada vez e se organizar.
Que tal fazer uma gestão das tarefas e tempo utilizando a  tecnologia a seu favor?
Eu por diversas…