Pular para o conteúdo principal

Está com dificuldade em organizar seu tempo? Veja aqui algumas dicas!


O tempo...

Não existe recurso mais valioso e escasso que o tempo. E também não há no mundo dinheiro que faça o tempo voltar.

Saber administrar o tempo é uma das ações mais importantes que o ser humano pode fazer para melhorar suas chances de sucesso no dia e nos negócios.

O mundo está cada vez mais corrido e agitado. A tecnologia nos deu o poder do imediatismo, estamos cada vez mais conectados, temos as informações que queremos e quando queremos na palma da nossa mão. Com a facilidade em obter informações, parece que o tempo está cada vez menor para realizarmos nossas tarefas diárias, 24 horas já não são o suficiente para um dia.

Mas o que fazer? Onde está o erro?

Sabemos que não é possível aumentar o dia para 25 horas ou mais e mesmo que fosse, não seria a solução. É preciso saber priorizar o que é urgente do que é importante, criar uma rotina, executar uma tarefa de cada vez e se organizar.

Que tal fazer uma gestão das tarefas e tempo utilizando a  tecnologia a seu favor?

Eu por diversas vezes me perdia nas atividades do cotidiano; na dificuldade em conciliar as demandas diárias da faculdade, do trabalho e alguns Jobs externos, foi então que decidi me organizar utilizando aplicativos mobile, forma pela qual melhor me adaptei e consegui manter o planejamento em dia.

Existem diversas ferramentas que tem como proposta organizar seu dia e consequentemente, otimizar o tempo e a produtividade no campo profissional, acadêmico, atividades de lazer ou até mesmo um tempo para terminar de ler aquele livro; gostaria de ressaltar que se você se adapta melhor a boa e velha agenda manual, não fique triste e achando que você está ultrapassado, a  famosa agenda ainda é uma ótima ferramenta de controle e funciona perfeitamente. Você precisa apenas encontrar o recurso que melhor se encaixa às suas necessidades e se organizar.

Agora que já conversamos um pouco sobre a importância de administrar o tempo, vou deixar aqui alguns aplicativos que podem ajudar a aumentar sua produtividade e colocar a sua rotina em ordem.

Google Keep

O Google Keep é um aplicativo de notas para salvar ideias em forma de texto, lista, foto e até áudio. O aplicativo Google Keep se destaca por ser muito fácil de usar e ter um visual minimalista. Tanto no Android quanto no iOS, nada muda. Assim que o usuário abre o app, encontra todas as notas mais recentes. Ter um botão para cada tipo de nota agiliza o processo e faz o usuário ganhar um tempo precioso.

Agenda Google

Dedicado a facilitar e otimizar as atividades do dia a dia, o Google Agenda é uma das ferramentas mais utilizadas pelas empresas.
Com o Google Agenda, você organiza seu dia, recebe lembretes de eventos em sua caixa de e-mail ou celular, e ainda pode anexar arquivos ou documentos em seu evento. Marcar compromissos e reuniões fica muito mais fácil, pois é possível ter acesso à agenda de todos seus amigos e colegas de trabalho.

Todoist     

É uma ferramenta que gerencia listas de tarefas e sincroniza-as entre diversos dispositivos. As atividades criadas pelos usuários podem ser organizadas pela data limite da entrega ou pelo projeto à qual elas pertencem. Gratuito, além da versão web, o serviço possui aplicativos para Windows, OS X, Android, iOS e pode ser instalado como extensão para Google Chrome e Mozilla Firefox. Aplicativo com foco na produtividade e na agilidade.

Evernote

Um dos aplicativos favorito dos gestores de tempo, o Evernote é uma boa ferramenta para organizar suas ideias off-line e achados online. “Você pode colocar no aplicativo todas as anotações que não estão ligadas ao seu dia a dia”. Uma dica é criar blocos de notas com nomes de pessoas específicas e lugares. “Por exemplo, você lembra que precisa preparar um relatório de custos, então, faz uma anotação no bloco de notas destinado a custos. Quando for fazer o relatório, basta checar esta página para se lembrar”, diz. “A ideia é pegar o costume de fazer anotações de oportunidades e sempre checar se há alguma nota referente àquilo”.

OneNote

O OneNote é um aplicativo que permite ao usuário acessar todas suas anotações, onde quer que esteja. O bloco de anotações digital permite a criação de listas diversas, seja de afazeres diários ou de livros para ler e filmes para assistir. Todas as anotações são sincronizadas com outros dispositivos que tenham o OneNote instalado, desde smartphones a computadores pessoais e podem ser compartilhadas com outras pessoas.

Pronto! Agora você tem dicas de algumas ferramentas para aproveitar melhor o seu tempo e ser mais produtivo. Que tal assinar nosso newsletter e ficar por dentro de todas as nossas dicas?

E lembre-se,

A falta de planejamento pode desfazer sonhos e atrapalhar a caminhada rumo ao sucesso.

Por: Vitor Nascimento

Comentários

  1. Muito legal. Parabéns.

    ResponderExcluir
  2. Administrar o tempo é fundamental para conseguir gerir com eficiência cada etapa da vida.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Novas regras para o seguro desemprego

A nova regra determina que o empregado que negar duas vezes a uma vaga de mercado ficará sem o seguro. Os trabalhadores que dependerem do seguro desemprego devem ficar atentos às novas regras do Governo Federal. Entre as novidades estão a suspensão do benefício para quem recusar a segunda oferta de emprego de trabalho. O Secretário de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos informa que a regra já entrou em vigor dês do dia 04/04/2011. Na prática, isso significa que o trabalhador, ao dar entrada no seguro desemprego, vai fazer um cadastro com o seu perfil profissional. Esses dados serão compartilhados automaticamente entre as empresas que estão com vagas em aberto, via internet. Caso seja detectado que há vaga que combine com o perfil do trabalhador, será feito o encaminhamento pelo Sine. Se a empresa entender que o perfil daquele profissional atende ao que está sendo pleiteado, o trabalhador poderá ser empregado. O desejo da criação da nova regra parte do pressuposto que todos os tr…

Como fazer um script eficaz para atendimento

Um script eficaz exige muito mais do seu autor do que apenas passar as informações que o cliente precisa saber sobre o produto. Mas, você sabe como construi um?

No mundo atual, prender a atenção de uma pessoa do outro lado da linha é uma missão cada vez mais difícil e para isso as empresas de contact center têm se preparado.

Aquele texto robotizado que parece ser proclamado por uma máquina, e que não está aberto a perguntas ou interrupções, ficou no passado. O diretor de clientes da empresa Atento Flávio Henrique Ribeiro diz que os roteiros das operações são feitos em conjunto com o cliente, buscando aperfeiçoar o atendimento. “A empresa se dedica a conhecer a fundo cada operação. Procuramos desenvolver linhas de argumentação para evitar a robotização no atendimento”, afirma Ribeiro.

Apesar desse engajamento entre empresa e cliente, o diretor ressalta que é necessário certificar-se de que o operador está no ambiente certo. Cada pessoa tem um perfil diferente e não há roteir…

As vantagens e desvantagens da Dinâmica de Grupo

Apesar de ser temida por alguns candidatos, especialista garante que técnica pode identificar características necessárias para a vaga.Em processos seletivos de diversas empresas, a fase que segue a seleção do currículo é a famosa Dinâmica de Grupo – para receio de muitos candidatos, que consideram essa a etapa mais difícil, principalmente para os mais tímidos e introspectivos. Porém, para o selecionador, as atividades em grupo solicitadas durante o processo, quando bem aplicadas, são capazes de mostrar características e habilidades que serão necessárias para determinada vaga.
As Dinâmicas de Grupo são muito usadas para seleção de estagiários ou trainees. Na seleção de cargos executivos e gerências, são raros os processos que incluem a entrevista em grupo. "O querem observar nesses processos é interação entre os candidatos. Os especialistas vão buscar sinais de liderança, capacidade de trabalho em equipe ou o contrário, tudo dependendo do perfil que a vaga em questão ex…