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A Importância da comunicação eficaz.


Do latim, comunicação significa “pôr em comum” e, objetiva, através da compreensão do conteúdo, o entendimento das partes.
“A comunicação é um instrumento construtivo que visa aproximar as pessoas, valorizando o que há de melhor no ser humano, mas se utilizada de forma inadequada pode se tornar um instrumento altamente destrutivo comprometendo, não somente a aproximação de todos, bem como rebaixando a autoestima dos indivíduos.”
Componentes que formam a comunicação
Emissor: quem envia a mensagem.
Receptor: aquele que recebe a mensagem.
Linguagem: são códigos utilizados para a transmissão das informações.
Mensagem: o conjunto de informações repassadas, utilizando-se de um canal transmissor seja através da fala, telefone, e-mail, rede sociais, rádio, televisão, jornais, etc.
Vamos alinhar a definição de comunicação eficaz para facilitar a compreensão do seu sentido e a importância nas organizações.

A comunicação eficaz é aquela focada em um propósito, geralmente objetiva e representada pelo menor discurso possível para sua compreensão, direcionada às pessoas certas, direta e habitualmente começando pelo ponto central, sem a preocupação de cercar todas as possibilidades de interpretação e de questionamentos posteriores pelas partes que a recebem
Nas organizações a comunicação é muito importante no processo de liderança, pois é por meio dela que os líderes exercem sua influência sobre os liderados, permitindo que os objetivos do grupo sejam alcançados.  Assim, a comunicação é uma peça fundamental no processo de crescimento e tem o poder de influenciar, conquistar e desenvolver competências.

E o RH?

O RH deve fazer uma reflexão sobre sua responsabilidade com a comunicação dentro da organização. A gestão de pessoas tem o papel de transformar, de fazer a geração de novas atitudes que tragam resultado, que contribuam para o crescimento da organização, com profissionalismo, respeito, ética etc. O RH tem o papel de cuidar da comunicação entre as áreas, de trabalhar as interfaces e de desenvolver ferramentas que contribuam para melhoria do resultado, do clima organizacional e no desenvolvimento das pessoas.

Com o avanço tecnológico e as novas ferramentas de comunicação, precisamos cada vez mais buscar maneiras para termos uma comunicação eficaz e garantir que tudo o que estamos transmitindo seja recebido da maneira correta, pois como a própria palavra diz, comunicação significa ação comum; então é de todos e para todos. A comunicação tem que gerar efetividade, tem que atingir o resultado esperado.

Dessa forma, a comunicação eficaz acontece quando existe uma perfeita troca de informações, utilizando-se para isso, um conjunto de procedimentos e técnicas que estabelece um canal de interação para o alcance dos objetivos. 

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