Pular para o conteúdo principal

A Importância da comunicação eficaz.


Do latim, comunicação significa “pôr em comum” e, objetiva, através da compreensão do conteúdo, o entendimento das partes.
“A comunicação é um instrumento construtivo que visa aproximar as pessoas, valorizando o que há de melhor no ser humano, mas se utilizada de forma inadequada pode se tornar um instrumento altamente destrutivo comprometendo, não somente a aproximação de todos, bem como rebaixando a autoestima dos indivíduos.”
Componentes que formam a comunicação
Emissor: quem envia a mensagem.
Receptor: aquele que recebe a mensagem.
Linguagem: são códigos utilizados para a transmissão das informações.
Mensagem: o conjunto de informações repassadas, utilizando-se de um canal transmissor seja através da fala, telefone, e-mail, rede sociais, rádio, televisão, jornais, etc.
Vamos alinhar a definição de comunicação eficaz para facilitar a compreensão do seu sentido e a importância nas organizações.

A comunicação eficaz é aquela focada em um propósito, geralmente objetiva e representada pelo menor discurso possível para sua compreensão, direcionada às pessoas certas, direta e habitualmente começando pelo ponto central, sem a preocupação de cercar todas as possibilidades de interpretação e de questionamentos posteriores pelas partes que a recebem
Nas organizações a comunicação é muito importante no processo de liderança, pois é por meio dela que os líderes exercem sua influência sobre os liderados, permitindo que os objetivos do grupo sejam alcançados.  Assim, a comunicação é uma peça fundamental no processo de crescimento e tem o poder de influenciar, conquistar e desenvolver competências.

E o RH?

O RH deve fazer uma reflexão sobre sua responsabilidade com a comunicação dentro da organização. A gestão de pessoas tem o papel de transformar, de fazer a geração de novas atitudes que tragam resultado, que contribuam para o crescimento da organização, com profissionalismo, respeito, ética etc. O RH tem o papel de cuidar da comunicação entre as áreas, de trabalhar as interfaces e de desenvolver ferramentas que contribuam para melhoria do resultado, do clima organizacional e no desenvolvimento das pessoas.

Com o avanço tecnológico e as novas ferramentas de comunicação, precisamos cada vez mais buscar maneiras para termos uma comunicação eficaz e garantir que tudo o que estamos transmitindo seja recebido da maneira correta, pois como a própria palavra diz, comunicação significa ação comum; então é de todos e para todos. A comunicação tem que gerar efetividade, tem que atingir o resultado esperado.

Dessa forma, a comunicação eficaz acontece quando existe uma perfeita troca de informações, utilizando-se para isso, um conjunto de procedimentos e técnicas que estabelece um canal de interação para o alcance dos objetivos. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Novas regras para o seguro desemprego

A nova regra determina que o empregado que negar duas vezes a uma vaga de mercado ficará sem o seguro. Os trabalhadores que dependerem do seguro desemprego devem ficar atentos às novas regras do Governo Federal. Entre as novidades estão a suspensão do benefício para quem recusar a segunda oferta de emprego de trabalho. O Secretário de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos informa que a regra já entrou em vigor dês do dia 04/04/2011. Na prática, isso significa que o trabalhador, ao dar entrada no seguro desemprego, vai fazer um cadastro com o seu perfil profissional. Esses dados serão compartilhados automaticamente entre as empresas que estão com vagas em aberto, via internet. Caso seja detectado que há vaga que combine com o perfil do trabalhador, será feito o encaminhamento pelo Sine. Se a empresa entender que o perfil daquele profissional atende ao que está sendo pleiteado, o trabalhador poderá ser empregado. O desejo da criação da nova regra parte do pressuposto que todos os tr…

Como fazer um script eficaz para atendimento

Um script eficaz exige muito mais do seu autor do que apenas passar as informações que o cliente precisa saber sobre o produto. Mas, você sabe como construi um?

No mundo atual, prender a atenção de uma pessoa do outro lado da linha é uma missão cada vez mais difícil e para isso as empresas de contact center têm se preparado.

Aquele texto robotizado que parece ser proclamado por uma máquina, e que não está aberto a perguntas ou interrupções, ficou no passado. O diretor de clientes da empresa Atento Flávio Henrique Ribeiro diz que os roteiros das operações são feitos em conjunto com o cliente, buscando aperfeiçoar o atendimento. “A empresa se dedica a conhecer a fundo cada operação. Procuramos desenvolver linhas de argumentação para evitar a robotização no atendimento”, afirma Ribeiro.

Apesar desse engajamento entre empresa e cliente, o diretor ressalta que é necessário certificar-se de que o operador está no ambiente certo. Cada pessoa tem um perfil diferente e não há roteir…

As vantagens e desvantagens da Dinâmica de Grupo

Apesar de ser temida por alguns candidatos, especialista garante que técnica pode identificar características necessárias para a vaga.Em processos seletivos de diversas empresas, a fase que segue a seleção do currículo é a famosa Dinâmica de Grupo – para receio de muitos candidatos, que consideram essa a etapa mais difícil, principalmente para os mais tímidos e introspectivos. Porém, para o selecionador, as atividades em grupo solicitadas durante o processo, quando bem aplicadas, são capazes de mostrar características e habilidades que serão necessárias para determinada vaga.
As Dinâmicas de Grupo são muito usadas para seleção de estagiários ou trainees. Na seleção de cargos executivos e gerências, são raros os processos que incluem a entrevista em grupo. "O querem observar nesses processos é interação entre os candidatos. Os especialistas vão buscar sinais de liderança, capacidade de trabalho em equipe ou o contrário, tudo dependendo do perfil que a vaga em questão ex…