Pular para o conteúdo principal

Perfil comportamental: o que é e para que serve?

Compreender o comportamento humano é uma das principais necessidades do ser humano, pois ajuda a entender as ações realizadas pelas pessoas em determinadas situações.
No ambiente corporativo, cada profissional é diferente um do outro, possuem características próprias de vivência, formação, cultura e principalmente as personalidades são únicas. Entretanto, existem quatro tipos de comportamentos básicos, em que cada indivíduo com suas características se enquadra, ou seja, cada pessoa, de forma individual, tem um perfil que caracteriza o seu comportamento e as suas atitudes.

Neste artigo, apresentamos os quatro perfis básicos: comunicador, executor, planejador e analista. Como veremos ao longo desse texto, existem várias combinações possíveis de predominâncias de diferentes níveis para os perfis, sendo possível determinar diferentes reações de um indivíduo em qualquer situação. É isso que gera personalidades singulares, índices e percepções de mundo diferentes.

O que isso interessa para as empresas?

Tudo, exatamente tudo! Pois conhecer o perfil comportamental, ajuda os profissionais de Recursos Humanos no momento da contração, no programa de desenvolvimento de carreira e contribui para uma melhor análise das relações dos colaboradores no ambiente de trabalho e aumento da produtividade.

Interessado em conhecer mais sobre cada um desses perfis comportamentais? Continue lendo esse post.


Pessoas com perfil #comunicador  tendem a ser carismáticas, entusiasmadas e envolventes. Tem a necessidade de socialização e nas organizações, geralmente são aqueles que melhor fazem networking, possuem capacidade de influência, persuasão e buscam atingir seus resultados através do prestígio e de suas habilidades relacionais.

Mas atenção!

✔️A pessoa com perfil comunicador, deve ficar atenta, pois pode apresentar uma certa tendência a procrastinar atividades que necessitam de atenção por não se prender ao planejamento o que pode atrapalhar seu desempenho profissional.
Perfil #executor - as pessoas com este perfil são movidas a desafios!
Eles prezam pela autonomia, liberdade de ação e são ótimos no quesito “fazer acontecer”. Possuem energia, são rápidos, dinâmicos, impacientes e dominador.

Ahhh... rotina não é ponto forte, entretanto são focados nos resultados quando possuem objetivos e são motivados com o reconhecimento.
Para se comunicar com este perfil, é necessário ser objetivo, pois morosidade e excesso de informação, definitivamente fazem com que “eles” percam o interesse no assunto.
Uma dica: para ter a atenção, o ideal é demonstrar determinação, foco e eficiência.
✔️Os grandes líderes, na maioria dos casos, são executores por apresentar disposição física e mental para realizar tarefas.

Pessoas com perfil #planejador, possuem ritmo constante, não gostam de mudanças, prezam pela segurança, são calmos, pacientes, fiéis, persistentes, prestativos e previsíveis.
Falam com serenidade e possuem habilidade para ouvir, independente da situação em que estejam e podem anular suas necessidade para atender as dos outros.

✔️Prezam pela estabilidade, portanto decisões tomadas impulsivamente ou no automático são coisas que não se pode esperar dessa pessoa. O que pode parecer em determinados casos que são lentos, presos a um status quo, teimosos e indecisos.

Ponto alto: confiáveis, equilibrados com tarefas e com pessoas.

A pessoa com perfil #analista é disciplinado, detalhista, organizado, calmo e discreto.
São habilidosos em tarefas que exige o improviso e detalhes, o analista observa oportunidades e demonstra as melhores soluções para aquilo que “é para ontem”.

Para a empresa, o analista é um funcionário maravilhoso!

São comprometidos e leais, gostam de surpreender, são curiosos e possuem uma inteligência verbal acima da média.

✔️Ponto de atenção: Eles são pouco flexíveis e tolerantes.

De forma geral podemos dizer que o Perfil Comportamental é uma ferramenta importante para que a empresa e a gestão de pessoas, consiga identificar as forças e as fraquezas dos seus colaboradores. Ou seja, é possível detectar suas aptidões, como essas pessoas reagem diante de diferentes situações.


Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Novas regras para o seguro desemprego

A nova regra determina que o empregado que negar duas vezes a uma vaga de mercado ficará sem o seguro. Os trabalhadores que dependerem do seguro desemprego devem ficar atentos às novas regras do Governo Federal. Entre as novidades estão a suspensão do benefício para quem recusar a segunda oferta de emprego de trabalho. O Secretário de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos informa que a regra já entrou em vigor dês do dia 04/04/2011. Na prática, isso significa que o trabalhador, ao dar entrada no seguro desemprego, vai fazer um cadastro com o seu perfil profissional. Esses dados serão compartilhados automaticamente entre as empresas que estão com vagas em aberto, via internet. Caso seja detectado que há vaga que combine com o perfil do trabalhador, será feito o encaminhamento pelo Sine. Se a empresa entender que o perfil daquele profissional atende ao que está sendo pleiteado, o trabalhador poderá ser empregado. O desejo da criação da nova regra parte do pressuposto que todos os tr…

Como fazer um script eficaz para atendimento

Um script eficaz exige muito mais do seu autor do que apenas passar as informações que o cliente precisa saber sobre o produto. Mas, você sabe como construi um?

No mundo atual, prender a atenção de uma pessoa do outro lado da linha é uma missão cada vez mais difícil e para isso as empresas de contact center têm se preparado.

Aquele texto robotizado que parece ser proclamado por uma máquina, e que não está aberto a perguntas ou interrupções, ficou no passado. O diretor de clientes da empresa Atento Flávio Henrique Ribeiro diz que os roteiros das operações são feitos em conjunto com o cliente, buscando aperfeiçoar o atendimento. “A empresa se dedica a conhecer a fundo cada operação. Procuramos desenvolver linhas de argumentação para evitar a robotização no atendimento”, afirma Ribeiro.

Apesar desse engajamento entre empresa e cliente, o diretor ressalta que é necessário certificar-se de que o operador está no ambiente certo. Cada pessoa tem um perfil diferente e não há roteir…

As vantagens e desvantagens da Dinâmica de Grupo

Apesar de ser temida por alguns candidatos, especialista garante que técnica pode identificar características necessárias para a vaga.Em processos seletivos de diversas empresas, a fase que segue a seleção do currículo é a famosa Dinâmica de Grupo – para receio de muitos candidatos, que consideram essa a etapa mais difícil, principalmente para os mais tímidos e introspectivos. Porém, para o selecionador, as atividades em grupo solicitadas durante o processo, quando bem aplicadas, são capazes de mostrar características e habilidades que serão necessárias para determinada vaga.
As Dinâmicas de Grupo são muito usadas para seleção de estagiários ou trainees. Na seleção de cargos executivos e gerências, são raros os processos que incluem a entrevista em grupo. "O querem observar nesses processos é interação entre os candidatos. Os especialistas vão buscar sinais de liderança, capacidade de trabalho em equipe ou o contrário, tudo dependendo do perfil que a vaga em questão ex…